Esta linda oração também recebe o nome de Oração da Paz.
Embora traga o nome de São Francisco de Assis, ninguém sabe ao certo quem a escreveu. Tudo indica que ela surgiu quase 800 anos após a morte do santo, em 1226.
A primeira publicação conhecida apareceu na França, em 1912, com o título Belle Prière à faire pendant la Messe (“Bela oração para rezar durante a missa”).
Os franciscanos da região de Reims viram nela um maravilhoso resumo da vida de quem deseja seguir o espírito da ordem fundada por São Francisco.
Assim, os franciscanos passaram a recomendá-la amplamente, mesmo sem atribuí-la diretamente ao santo.
No entanto, ela tem um estilo muito parecido com o de um texto do Beato Egídio de Assis, que foi um dos primeiros companheiros de São Francisco.

Texto do Beato Egídio de Assis
- “Beato quem ama e não deseja somente ser amado;
beato quem teme e não deseja somente ser temido;
beato quem serve e não deseja somente ser servido;
beato quem faz o bem aos outros e não deseja que os outros o façam o bem”
Texto atual da oração:
- “Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.”