É impossível falar de oração sem falar de graça e vice-versa.

O que é a oração?

Através da oração, podemos agradecer a Deus pela Sua bondade e misericórdia, enquanto buscamos obter a ajuda divina para lidar com os desafios da vida, buscar a santidade e viver de acordo com a Sua vontade.

Em outras palavras, a oração é a forma que temos para poder pedir pela graça divina e receber a ajuda e o amor de Deus.

Ela também é uma forma de expressar gratidão pela graça divina que já foi recebida.

Para saber mais sobre a oração, clique aqui.

O que é a graça?

A graça é um presente gratuito e incondicional que Deus nos oferece através da fé, dos sacramentos, das boas obras e da oração. Através da graça divina, somos capacitados a viver uma vida virtuosa e a nos aproximarmos de Deus.

Então o que oração e graça?

A relação entre oração e graça é uma das principais práticas da fé, pois a oração é a maneira mais direta de nos conectarmos com Deus e recebermos a Sua graça.

A oração nos ajuda a crescer na virtude e no amor, pois nos ajuda a nos concentrar em Deus e a colocar nossa confiança em Sua vontade. Ao nos entregarmos à oração, o poder da graça de Deus poderá nos transformar e nos tornar mais parecidos com Cristo, transformando-nos em melhores pessoas e ajudando-nos a buscar a salvação.

A oração é a luz da alma, a verdadeira ciência de Deus, a respiração da alma, a meditação da alma, a alegria da alma, a santidade da alma, a esperança da salvação da alma, a terapia da alma, o remédio da alma, a fonte da graça da alma.”
São João Crisóstomo

 

Essas passagens bíblicas nos lembram a importância da oração e da graça na vida cristã. A oração deve ser uma prática fundamental da nossa vida, pois permite que nos aproximemos de Deus e que possamos receber Sua graça e misericórdia. Elas também nos incentivam a orar constantemente, com gratidão, confiança e fé na bondade de Deus:

  1. “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”Mateus 6,6
  2. “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.”Filipenses 4,6
  3. “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”Tiago 5,16
  4. “Por isso, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, para que possamos receber misericórdia e encontremos graça para nos ajudar em nossas necessidades.”Hebreus 4,16

 

Saiba mais sobre a oração